16 de dez. de 2010


Mamão, uma fruta nossa

Maduro e ao natural, o mamão constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue, evitam a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo; vitamina A, que protege a pele e a vista; e vitamina C, que fortalece os ossos e gengivas.

Contém ainda Papaína, em maior quantidade no fruto verde, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

O mamão é eficaz contra a asma, diabete, tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue, sendo indicado a pessoas que possuem aparelho digestivo delicado ou irritado. Sua resina leitosa também é usada em calos e verrugas.

Esta fruta está boa para o consumo quando não apresentar rachaduras, buracos e picadas de insetos. Além disso, deve ter casca firme.

Quando ainda verde, deve ser embrulhado em jornal e guardado em lugar fresco e escuro, não devendo ser riscado com faca ou outro objeto, porque o líquido extraído contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar ainda mais seu sabor.

Pode ser classificado em mamão de polpa vermelha e de polpa amarela, ambos com o mesmo valor nutritivo. Verde ou maduro, com ou sem açúcar, servido ao natural ou combinado com outras frutas, o mamão é sempre muito bom.

O verde, pode substituir facilmente o chuchu e a abobrinha em refogados ou suflês e é muito indicado para o amaciamento de carnes duras (colocar fatias de mamão verde na água de cozimento ou esfregar uma fatia na carne antes de ser assada ou cozida).

O mamão maduro conserva-se em geladeira de 2 a 3 semanas e seu período de safra é de abril e julho. Boas informações, oriundas de pesquisas

2 de dez. de 2010

Tentou  se  esconder de  quem   estava  chegando.

1 de dez. de 2010

Os bocacrenses,os moradores de Boca do Acre, Amazonas, não escondem o orgulho, e a satisfação por residirem, em um Município, que é o primeiro em rebanho bovino do Estado. È notória, a alegria contida em cada um de nós.
Pedimos ao nosso Protetor que proteja todos os Pecuariatas locais, para que essa importante economia alavanque,e melhore, cada vez mais.
É um desejo, é o que almeja sinceramente todos os habitantes, dessa Unidade básica do nosso País.
Agora temos também,a firme vontade, que a economia intermediária,a economia pequena, seja trabalhada, juntamente com a qualificação da população, para que ela, possa lidar com esse segmento novo, que precisa ser explorado.
Certamente será o alicerce das pessoas de menor poder de compra, de poder aquisitivo enfraquecido.A matéria-prima estar aí,é só ter boa vontade.Volto a dizer. um potencial, que precisa ser trabalhado.